Instituto Meirelles de Cirurgia Vascular

Angiologia - Laser - Cirurgia Vascular e Endovascular

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Dicas

O perigo do Salto Alto e das Rasteirinhas.

No verão e inverno, muitas mulheres abusam dos saltos altos em festas e das rasteirinhas no dia-a-dia porque são mais confortáveis. O recomendado, segundo os especialistas, é apostar em saltos médios, de 3 a 4 cm. E quando for usar salto alto, não ficar longos períodos com o calçado. Para avaliar se o inchaço e a sensação de peso nas pernas e nos pés não passam de uma doença de verão, o ideal é sempre procurar seu médico. Dicas e curiosidades: - Opte por comprar sapatos no final da tarde ou à noite, pois os pés incham durante o dia, o que pode atrapalhar na escolha do modelo mais confortável; - Procure um calçado que seja confortável, de um material maleável. - O uso frequente de sapatos de salto provoca o encurtamento nos músculos da parte de trás da perna, além de danos na coluna, dores nos joelhos, além de calosidades, joanetes e unhas encravadas, no caso de sapatos de bico fino. Quanto mais precoce se inicia o uso desse tipo de calçado, maior é a chance do desenvolvimento de sérios problemas - Não queira usar sapatos menores do que o seu pé, compre sempre o seu número; Ou seja, o conforto é essencial na escolha de qualquer modelo de calçado

Viagens Longas? Atenção para evitar a Trombose.

a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) chamou a atenção dos brasileiros que viajam. Isso porque toda viagem com muitas horas, aumenta o risco do desenvolvimento de trombose, devido aos longos períodos sem mobilidade. Pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, em 2009 e publicado no “Annals of Internal Medicine”, mostra que o risco de trombose cresce 26% a cada duas horas de voo. Vale ressaltar que há risco do problema também em viagens de ônibus ou carro, basta que sejam mais longas. Por isso, sempre que viajar, procure se movimentar a cada duas horas, no máximo. Levante, ande um pouco, mexa as pernas. Isso vai ajudar a evitar que se forme um coágulo na veia que impeça a passagem do sangue (a chamada trombose). Em alguns casos, este coágulo pode se deslocar e causar embolia pulmonar, levando à morte. Quem já possui varizes grossas, está muito acima do peso, toma anticoncepcionais ou está fazendo tratamento para reposição hormonal deve tomar ainda mais cuidado. Pessoas que fazem parte do grupo de risco devem procurar um cirurgião vascular antes da viagem. Dependendo do caso, o médico poderá indicar o uso de meias elásticas medicinais, que ajudam a melhorar o fluxo do sangue no corpo.

Benefícios do Vinho

Uma das bebidas mais antigas do mundo, até hoje o vinho é objeto de estudos. De uma coisa sabemos: quando ingerido com moderação, ele faz bem à saúde! Entre seus benefícios está a redução dos níveis de lipídios e colesterol, agentes responsáveis pela obstrução de artérias, e o efeito vasodilatador, que favorece a redução da pressão sanguínea. Essas duas características fazem do vinho um importante aliado contra problemas cardiovasculares. Já os polifenóis contribuem para acelerar o metabolismo, o que ajuda no controle do peso e ajudam na prevenção de doenças neurodegenerativas. Mas não abuse! A quantidade recomendada é de 100 a 200 ml por dia, sempre junto com as refeições. Celebrar a saúde com um brinde, esse é o plano!

Dengue Prevenção

Nossa região vive a maior epidemia de dengue da história. Vamos ajudar a combater o problema? Evite a proliferação do mosquito da dengue através de atitudes simples: - Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, garrafas e latas; - Guarde as garrafas vazias de cabeça pra baixo para não acumular água; - Remova folhas, galhos, e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas; - Lave semanalmente, por dentro com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água. Acabar com a dengue, esse é o plano!

O Inverno chegou - Conheça os Beneficios dos chás

Diferentes sabores e diversos benefícios. Saiba como os chás podem espantar o frio e ainda combater doenças. Para passar este inverno com saúde e disposição não perca a chance de aquecer sua família de todas as formas: escalda-pés, bolsas térmicas, meias e roupas quentes. E, claro, abuse dos chás! Eles são excelentes companhias nas horas de pausa, recolhimento, encontro ou aconchego... Podem ser terapêuticos ou simplesmente saborosos. Dependendo do que você precisa, há um tipo diferente. Algumas dicas para um bom chá: Os chás de ervas, também conhecidos como tisanas, não devem ser fervidos, assim que a água entrar em ebulição, adicione as ervas, desligue o fogo e abafe por pelo menos 5 minutos. Os chás de especiarias podem ser fervidos para que peguem mais gosto.Se você puder, compre as ervas secas ou frescas soltas, por quilo. Você as encontra nas feiras livres, nos mercados municipais ou nas lojas de produtos naturais. Elas são muito mais frescas, saborosas e normalmente têm suas propriedades terapêuticas mais preservadas do que os chás de saquinho. Antes de adoçar, experimente seu chá puro e descubra as sutilezas do seu sabor! Aqui vão algumas sugestões, mas não se acanhe de inventar seus próprios chás! Para começar o dia: Chá verde - é um bom substituto do café, pois também contem cafeína. É também um bom desintoxicante. Experimente fazer uma infusão de 1 pitada de chá verde com algumas folhas de erva-cidreira. Para acompanhar uma boa conversa: Chá de maçã - muito saboroso, combina bem com biscoitos ou bolos simples.Use maçã seca, canela em pau, cravo-da-índia e um bom pedaço de casca de laranja. Chá de rosas - muito chique, para tomar com as amigas!Faça a infusão com rosas secas e coloque um dedinho de água de rosas depois de pronto. Tchai - é o típico chá indiano, eles tomam tanto tchai como os outros povos tomam café. Ferva no leite por 3 minutos: canela, cravo-da-índia, vagens de cardamomo, gengibre (pouco), anis estrelado, zimbro e açúcar mascavo a gosto. Depois, adicione chá preto ou chá de jasmim e abafe por 5 minutos. Digestivos: Banchá - é o "chá japonês". O mesmo que o chá verde, mas as folhas são envelhecidas por pelo menos três anos. Por ser altamente alcalinizante, também é indicado contra azia. Chá de especiarias Ayurvédico - recomendado para ativar o "fogo" da digestão. Indicado para quem tem digestão lenta, gases ou mau-hálito. Ferva paus de canela, alguns cravos-da-índia, vagens de cardamomo e 1 dedinho de gengibre. Podem ser tomadas várias xícaras ao longo do dia. Erva-doce - puro ou com canela, é uma delícia! Para dormir como um anjo: Camomila - experimente adicionar à camomila algumas folhas de manjericão. É extremamente calmante. Cidreira - por ter um sabor suave e adocicado é muito indicado para as crianças também.

Disturbio do Sono - NARCOLEPSIA

Distúrbio do sono caracterizado por sonolência excessiva e repentina durante o dia, mesmo quando a pessoa dormiu bem à noite. Pode ocorrer a qualquer momento ou situação, em pé, durante uma conversa ou dirigindo um automóvel, por exemplo. É causado por fatores genéticos que geram desequilíbrio nos neurotransmissores responsáveis pelo sono. Exames laboratoriais podem estabelecer o diagnóstico diferencial, separando a narcolepsia de outros distúrbios do sono como a apneia e a insônia. Embora não seja grave, a doença pode por em risco pessoas que dirigem carros ou operam máquinas. Caso receba o diagnóstico, busque tratamento e evite ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias que induzem o sono, pois só ajudam a piorar o quadro. Cuidar da saúde, esse é o plano!