Instituto Meirelles de Cirurgia Vascular

Angiologia - Laser - Cirurgia Vascular e Endovascular

19 3294-1347

Você está em:

Newsletter

Receba novidades por e-mail

Serviços

Angiologia

Angiologia é a especialidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico das ditas doenças.

Cirurgia a Laser

Tem como principal diferença da tradicional o fato de substituir a retirada da safena e de algumas varizes mais calibrosas pelo tratamento endovascular (por dentro da veia). O que isto significa? A veia é “fechada” pela lesão térmica causada pela fibra ótica do equipamento que transmite o raio laser até dentro da veia. Desta forma a veia não é retirada do corpo.

Cirurgia Vascular

Cirurgia Vascular é a especialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. Atua junto à Angiologia, especialidade responsável pelo estudo clínico dessas doenças.

Cirurgia Endovascular

Como o próprio nome indica, é a cirurgia por dentro dos vasos. É uma subespecialidade da cirurgia vascular. Desta forma, é usada para o tratamento das doenças circulatórias - dos vasos sanguíneos, arteriais ou venosos. A maior diferença entre a cirurgia vascular e a endovascular - posto que ambas são indicadas para o tratamento das mesmas enfermidades - é a forma de acesso aos vasos que necessitam de intervenção. A cirurgia vascular usa de incisões que se iniciam na superfície do organismo - na pele - e se prolongam por entre o interior do organismo, aonde se localiza o vaso a ser tratado. Já a cirurgia endovascular alcança o local acometido por punções - penetracão de uma agulha de menos de 3 mm - de artérias ou veias em local superficial.

Através deste pequeno furo na pele, se posicionam cateteres (tubos ocos de material plástico), fios guias (fios de metal ou outros materiais que funcionam como trilhos para os cateteres), balões para dilatação, stents (dispositivos metálicos que são posicionados dentro dos vasos para os manterem com o interior - lúmen - aberto. Desta forma, para se tratar um vaso no abdome ou no tórax, realiza-se a punção com uma agulha de um vaso à distância, usualmente na virilha ou no braço. Deste local, cateteres, balões, stents ou outros dispositivos são levados ao local a ser tratado sobre os fios guias. Todo este trajeto é percorrido dentro dos vasos, com a ajuda de um arco cirurgico, que são aparelhos de raio-x. Estes aparelhos emitem raios-x que são processados e enviados a um monitor em tempo real. Através destas imagens nos monitores, o médico posiciona os diferentes dispositivos no local a ser tratado.

A principal vantagem da cirurgia endovascular é o menor trauma cirúrgico, devido serem desnecessárias as grandes incisões. Desta forma, é possível diminuir o tempo da cirurgia - intervenção, reduzir o tempo de internação, acelerar o tempo de recuperaçao, reduzir os riscos da cirurgia e as complicações inerentes ao ato cirúrgico. Tudo isto favorece um retorno mais rápido às atividades habituais, de lazer e de trabalho. A maioria dos procedimento são feitos sob anestesia local. Entretanto, outras técnicas anestésicas - como anestesia peridural, raquianestesia, sedção ou anestesia geral - podem ser necessárias de acordo com particularidades do caso.

Doppler Vascular

ou ultra-som vascular utiliza as ondas sonoras para medir e avaliar o fluxo nos vasos. Há vários tipos: o Doppler de ondas contínuas, doppler duplex, color doppler, eco doppler, entre outros. Cada um com suas peculiaridades e indicações específicas.

É um exame muito utilizado no campo da Angiologia para avaliar os comprometimentos existentes nas veias ou artérias.

Tipos de exames de Doppler vascular que realizamos:

• EcoDoppler de artérias carótidas e vertebrais

• EcoDoppler de veias dos membros inferiores

• EcoDoppler de artérias dos membros inferiores

• EcoDoppler de aorta abdominal e artérias ilíacas

• EcoDoppler de artérias renais

• EcoDoppler de veia cava e veias ilíacas

• EcoDoppler de veias cervicais (veias jugulares)

• EcoDoppler de artérias dos membros superiores

• EcoDoppler de veias dos membros superiores

Escleroterapia a Laser

Consiste no tratamento de varizes através de um tipo de laser que emite pulsos de energia luminosa que fazem com que o sangue dentro das veias coagule pela elevação da temperatura sem causar danos aos tecidos ou para a pele próxima.

Essa coagulação do sangue pela elevação de temperatura destrói apenas os vasos indesejáveis que serão, mais tarde, absorvidos pelo próprio organismo.

Escleroterapia Tradicional

O tratamento de escleroterapia é um tratamento sem cirurgia. Esses vasinhos são tratados com aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo.

Com essa obstrução o sangue buscará veias mais saudáveis para que volte a fluir na região, sumindo com os vasinhos avermelhados, melhorando o aspecto estético.

Importante: A escleroterapia pode ser eficaz desde que os “vasinhos” não estejam conectados a veias varicosas. Caso haja varizes, estas devem ser tratadas cirurgicamente.